Na hora de construir, agrupe as áreas hidráulicas.

As instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da obra. Se você utiliza artifícios estratégicos, o custo com as tubulações hidráulicas podem ser reduzidas.

 

A sugestão é: banheiros, áreas de serviço e cozinha devem estar próximas ou compartilhar a mesma parede hidráulica.

Além disso, você consegue economizar colocando a caixa d’água preferencialmente perto dessas áreas molhadas. Assim, a pressão da água nos equipamentos será maior e o gasto com tubulações para a distribuição será menor, o que fará você economizar no consumo.

 

 

 

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

 

  • Se for fazer alguma modificação hidráulica ou alguma perfuração na parede, é bom lembrar que hoje existem no mercado aparelhos que conseguem detectar a presença de canos dentro de uma parede. Nunca permita que o encanador faça dobras manuais nos canos ou use fogo para derreter o material. Compre as conexões apropriadas.
  • Coloque um registro em cada ambiente que houver ponto hidráulico (banheiro, área de serviço, etc). Dessa maneira, se houver um problema na pia da cozinha, você pode fechar apenas aquele registro e não ficar sem água na casa inteira.
  • Não instale pias e torneiras antes de terminar o acabamento dos pisos e paredes. As louças e metais são peças frágeis em uma obra bruta e podem arranhar ou quebrar facilmente.