Exemplo a ser seguido: essa autoestrada desativada em Seul foi transformada em parque linear
Estamos na era dos grandes empreendimentos urbanos que privilegiam o verde e apostam em ideias sustentáveis. O que também está em pauta é o aproveitamento de grandes áreas ociosas, como essa autoestrada em Seul, na Coreia do Sul, que foi transformada em parque linear.
Assinado pelo escritório holandês MVRDV, o projeto é um parque público de 983 m de comprimento. Além de espaço de sobra para os pedestres, o jardim recebeu 645 recipientes para árvores, arbustos e flores. São cerca de 228 espécies e sub-espécies espalhadas ao longo do antigo elevado.
Batizado Seoullo 7017, o jardim elevado foi construído sobre uma autoestrada desativada, próxima da estação central da capital sul coreana. Ele está ajudando a tornar a região mais amigável e atraente, cobrindo a estrutura elevada de concreto e aço com flora nativa do país.
De olho no futuro
Além da beleza, impressiona também a rapidez com que foi completado: o projeto foi aprovado em 2015 e entregue pronto dois anos depois. Vale destacar que a infraestrutura foi completamente adaptada para a nova função.
Foram construídas novas pontes e escadas, que ligam o viaduto a hotéis e lojas na região central da cidade. Serão 24 mil plantas, das quais muitas delas terão atingido altura máxima apenas no final dos anos 2020. De acordo com a estação do ano, o espaço terá tons diferentes, já que as espécies mudam de cor conforme a época do ano.
No total, o parque tem mais de 9,6 mil m². Os números com os quais foi batizado se refere ao ano de construção do viaduto (1970) e à inauguração do jardim sobre a estrutura (2017). A ideia é que o Seoullo se transforme em um “viveiro urbano”, onde serão criadas árvores para os distritos vizinhos.
Serão instaladas novas escadas, elevadores e escadas rolantes, além de jardins “satélite”, que se conectarão ao jardim. À noite, o parque linear é iluminado com luzes azuis, contrastando com o brilho da cidade. Quem sabe esse projeto ajuda a impulsionar a ideia de transformar o famoso Minhocão em um parque linear?
(Blog da Arquitetura)