Dicas para diminuir o desperdício de materiais em sua obra

 

Um dos grandes desafios quando o assunto é construir ou reformar é justamente evitar o desperdício de materiais na construção civil, seja por questões ligadas ao armazenamento incorreto, compra excessiva de determinado produto ou descuido no manuseio. Algumas orientações simples podem auxiliá-lo nestas questões, gerando economia para a sua obra ao mesmo tempo em que garante a qualidade final.

 

Confira algumas dicas:

  1. Compra em quantidades corretas: Um bom cálculo pode garantir quantitativos precisos de compra. Aqui também é importante considerar a especificação correta para que não se adquira insumos pouco adequados ao seu projeto. No caso do uso de pré-moldados da Vibracom, o seu planejamento conta com uma ajuda a mais: o nosso time de consultores está à disposição para auxiliá-lo na escolha do material ideal para a sua construção, assim como nas quantidades necessárias para execução de seu projeto.
  2. Prazo de validade: Chegou a hora de comprar os materiais de sua obra? Fique atento se os prazos de validade atendem o período programado para a utilização de tal produto. Muitas vezes, a compra com muita antecedência, sem observar a validade, pode gerar perda de material.
  3. Armazenamento: Fique atento à forma em que tais mercadorias serão armazenadas em seu canteiro. Isso porque alguns são mais sensíveis às condições ambientais, como umidade. Itens como cimento e argamassa pedem ambientes secos e ventilados, por exemplo.
  4. Observe a orientação do fabricante: Parece óbvio, mas muitas pessoas deixam de ler as especificações do fabricante presentes na embalagem. Essa simples ação pode evitar gastos desnecessários do produto por aplicação incorreta, diminuindo o desperdício e melhorando os processos.
  5. Manuseio: Muitas vezes as tarefas mais simples são responsáveis por gerar desperdício, como é o caso do manuseio de materiais de construção. Um exemplo claro são os acabamentos que, por serem mais sensíveis, se instalados sem o cuidado necessário, geram danos aparentes pelo resto da vida útil da obra. Outras questões simples, como um furo em um saco de cimento, também geram perdas de material, seja por vazamento ou por contato com um ambiente pouco favorável para a sua conservação. 

 

Por fim, vale destacar que fatores como planejamento e uso de tecnologia podem ser importantes aliados na busca de processos mais eficientes. Com ferramentas certas, compra direcionada, treinamento de equipe e armazenamento correto de insumos é possível evitar desperdícios em todas as etapas: do projeto ao acabamento.