BLOCOS E CANALETAS DE CONCRETO
A alvenaria estrutural com blocos e canaletas de concreto é um sistema que pode ser utilizado para construir casas e edifícios de qualquer porte tanto para os seguimentos econômicos quanto para os de alto padrão.
Atualmente, blocos e canaletas de concreto são de grande aceitação na construção civil – materiais básicos no sistema construtivo otimizado. São fáceis de manusear, versáteis, aplica-se a variados projetos – alvenaria convencional, estrutural, muros divisórios e ainda proporciona economia e agilidade.
Essa flexibilidade do sistema se dá pela evolução dos métodos de cálculos e do processo construtivo em si que permite mesclar alvenarias estruturais com alvenarias de vedação propiciando diferentes opções de layout, custos otimizados e prazos de execução reduzidos.
Devido às facilidades de uso e a qualidade dos blocos e das canaletas de concreto que oferecemos, a popularidade da marca VIBRACOM entre as construtoras, engenheiros, arquitetos, mestres de obra, é garantida. Atendemos desde pequenas obras a grandes projetos com a mesma qualidade, o que confere a satisfação.
O sucesso da alvenaria com blocos e canaletas de concreto do Grupo VIBRACOM está intimamente ligado à qualidade do projeto, da execução e dos materiais e componentes utilizados especialmente na fabricação do produto que é rigorosamente aferida.
Os blocos e canaletas de concreto do Grupo VIBRACOM são obtidos através de uma mistura homogênea e adequadamente dosada de cimento Portland, areia, pedrisco, água e, eventualmente alguns aditivos, que permitam a desenforma imediata, logo após o processo de vibração e prensagem em equipamentos hidráulicos. As classes A, B e C são certificadas pelo selo da ABCP.
Com o emprego dos blocos e canaletas de concreto do Grupo VIBRACOM, que atendem às exigências das normas ABNT, e que têm um alto grau de confiabilidade no mercado, há a possibilidade de usufruir ao máximo as vantagens oferecidas pelo sistema de montagem a partir dessas unidades de alvenaria que o processo construtivo pode oferecer.
A normatização brasileira define basicamente dois tipos de blocos de concreto, de acordo com sua aplicação:
Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural, chamado “bloco de vedação”.
Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural, chamado de “bloco estrutural”.
É importante saber que o bloco estrutural deve ser vazado, ou seja, sem fundo, aproveitando-se os furos para a passagem de instalações e para aplicação do graute (concreto de alta plasticidade), o que proporciona também uma ótima economia de argamassa de assentamento. Aliás, duas grandes vantagens da alvenaria com blocos de concreto é a facilidade de passagem de tubulações elétricas pelos vazados dos blocos e a economia em materiais.
A norma brasileira define e designa os blocos em famílias tendo como base sua largura: M-7,5 (6,5cm), M-10 (09 cm), M-12,5 (11,5 cm), M-15 (14 cm) e M-20 (19 cm). É relevante lembrar que as dimensões padronizadas dos blocos admitem tolerâncias de ± 2 mm para a largura e ± 3 mm para a altura e comprimento.
Os blocos também recebem classificação pela ABNT:
- classe A – Com função estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima ou abaixo do nível do solo;
- classe B – Com função estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo;
- classe C – Com função estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo;
- classe D – Sem função estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo.
A recomendação usual é de blocos com função estrutural classe C: (M-10) para construções de um pavimento, (M-12,5) para edificações de no máximo dois pavimentos e os (M-15) e (M-20) para obras de no máximo três pavimentos.
O Grupo VIBRACOM possui um Departamento de Assistência Técnica com profissionais altamente qualificados para orientar e esclarecer dúvidas sobre qualquer produto de sua linha de produção. e o contato pode ser feito pelos números abaixo.
Anápolis: 62 3316-1599 | Aparecida de Goiânia: 62 3283-6838