Arquiteto aposta em torres verdes para neutralizar o ar de cidade chinesa

Os jardins verticais se tornaram moda no mundo todo. Em São Paulo mesmo, serão inaugurados mais de 40 novas torres cobertas com áreas verdes, como publicamos aqui no passado. E quem são os arquitetos e paisagistas que criam técnicas incríveis para deixar até os locais mais inusitados totalmente verdes (e sustentáveis)?

O projeto Vertical ForestING, do arquiteto Stefano Boeri, por exemplo, cria e inspira verdadeiras fortalezas ecologicamente sustentáveis ao redor do planeta. Desta vez, o italiano anunciou a iniciativa na China, um dos países com maior incidência de poluição atmosférica no mundo.

De acordo com o site oficial do arquiteto, as duas torres em Nanjing, China, serão cobertas por 1100 árvores de 23 espécies locais diferentes, além de outros 2500 tipos de plantas.

torres-verdes-blog-da-arquitetura

Saiba mais

As construções terão 199 e 107 metros, respectivamente, e devem ficar prontas em 2018. O projeto terá museu, escritórios, clube e uma escola de arquitetura sustentável. Além de proporcionar beleza, a ideia vai ajudar a produzir oxigênio o bastante para absorver o óxido de carbono e manter o ar da cidade mais limpo (ou seria menos poluído?).

Estas serão as primeiras torres verdes da Ásia, mas representam só o começo do trabalho de Boeri no continente. Outras cidades chinesas, como Shijiazhuang, Liuzhou, Guizhou, Shanghai e Chongqing receberão iniciativas semelhantes. Vale saber que o arquiteto já havia criado projetos semelhantes em Milão (Itália) e Lausanne (Suíça) e inspirou prédios ecológicos pelo mundo.

Sem dúvidas um conceito incrível, não é mesmo? Se quiser conhecer mais sobre o trabalho de Boeri é só entrar em seu site oficial. (Estilo UOL | Foto: Divulgação Stefano Boeri)