13 dicas para sobreviver a uma reforma
Para muitas pessoas, obra é sempre sinônimo de dor de cabeça. Afinal, não é fácil lidar com barulho, sujeira, bagunça e, com frequência, um custo maior que o esperado. Por isso, o Blog da Arquitetura reuniu algumas dicas que podem te ajudar a manter a cabeça no lugar durante uma reforma.
Mantenha a calma
Durante a reforma, você precisará de muita paciência. Se você é daqueles que não suporta sujeira ou coisas fora do lugar, pense que é um mal necessário e temporário, visando uma melhora. Saiba que ficar nervoso só vai causar mais transtornos.
Planejamento é essencial
Se quiser seguir um cronograma, é preciso planejar a obra de acordo com a sua disponibilidade, então não adianta tentar acelerar o processo se você não vai cumprir os prazos. Também é ideal fazer (e seguir) um bom planejamento financeiro.
Sujeira para um lado…
Os resíduos gerados na obra, como a incômoda poeira, devem ser mantidos no menor espaço possível, para evitar que eles sejam espalhados pela casa. Assim, transite apenas o necessário pela área em reforma e tente colocar o máximo de barreiras possíveis para a sujeira (como panos úmidos no chão entre os cômodos, portas fechadas e trocar os sapatos). Ainda, é ideal limpar o local todos os dias, visto que acumular a sujeira para o final só vai tornar o trabalho pior.
Proteja os móveis… e salve-se quem puder
O ideal é retirar os móveis dos cômodos em reforma e levá-los para outro espaço. Porém, se não for possível, você precisa deixá-los protegidos para que não sofram danos. Jornais, plástico bolha e lonas são bons recursos para usar nessa tarefa.
Quando preciso, arrume as malas e saia de casa
É desconfortável deixar o lar, mas há momentos em que não dá para ficar. Se for reformar o banheiro, por exemplo, e só tiver um em casa, você definitivamente precisa passar uns dias fora.
Deixe os objetivos claros
É preciso que as pessoas que vão trabalhar entendam o que será feito. Mudar de ideia no meio da obra também não é recomendado, pois pode trazer problemas, então tente definir tudo antes de começar. Ainda, tente acompanhar pelo menos diariamente o andamento das obras para ver se está tudo saindo como você planejou.
Ache um novo espaço
Se você precisa do espaço que está reformando, é necessário improvisar em outras partes da casa. É mais fácil se você planejar isso antes que a reforma comece.
Estabeleça o que será necessário e compre com antecedência
Deixar faltar material pode atrasar a obra e causar vários transtornos, principalmente se for preciso usar uma gambiarra para improvisar.
Controle os gastos
Não deixe o orçamento ultrapassar o necessário. Porém, também não é ideal tentar economizar demais e terminar no prejuízo por ter adquirido materiais/serviços de baixa qualidade. Pesquise antes de comprar e pondere sobre o mais adequado.
Fuja do barulho
A poluição sonora é quase inevitável e, se você ficar em casa durante a reforma, não dá para fugir dela. Porém, fechar algumas portas pode ajudar.
Deixe os vizinhos sob aviso
É uma atitude educada comunicar aos vizinhos sobre o fato de que você vai fazer uma reforma, avisar quantos dias deve durar e os horários de barulho. Assim, além de você evitar atritos, eles também podem se planejar para evitar o barulho e a poeira.
Salve os animais
Assim como os humanos, os animais de estimação não são muito fãs de reforma. Se possível, não os deixe na área. Se não houver jeito, tente fazer com que eles fiquem longe do barulho e da bagunça.
Lugar de resíduos é… na reciclagem
Tente separar os resíduos e enviar o máximo que conseguir para a reciclagem. Além de reduzir o volume, você ainda colabora com o meio ambiente. (Blog da Arquitetura)