10 cidades planejadas que vão renovar seu amor pela arquitetura
Já pode colocar todas elas na lista para as próximas férias
Não dá para negar que as cidades planejadas são um sonho para qualquer arquiteto, né? Idealizadas a partir de um modelo estratégico, focado em aspectos que asseguram um funcionamento harmonioso e sustentável, elas fornecem uma alternativa aos problemas encontrados nas cidades naturais.
Pensando nisso, o Blog da Arquitetura montou uma lista incrível com algumas cidades planejadas ao redor do mundo que você precisa conhecer:
1. Chandigarh, Índia
Se a única visão que você tem da Índia é a de que o país é sujo e caótico, é porque com certeza ainda não ouviu falar de Chandigarh.
Chandigarh, que já foi citada diversas vezes como uma das melhores cidades planejadas do mundo, foi a primeira cidade planejada do país após a sua independência e é dividida em setores que estão muito bem conectados uns aos outros. Além disso, cada setor tem um parque e uma rua comercial com plantações ao redor delas. Destino perfeito para quem quer conhecer um lado diferente de um dos países mais populosos do mundo, hein?
2. Tapiola, Finlândia
Se a sua mão de comprar passagem chegou a tremer depois de ver essa imagem, não se preocupe: a gente entende.
A ideia por trás de Tapiola, que originalmente foi planejada para ser uma cidade-jardim, veio do advogado Heikki von Hertze. A cidade foi planejada no pós-Segunda Guerra Mundial, quando valores como a preservação de áreas verdes, a sustentabilidade e o bem estar dos habitantes começaram a se difundir. A poucos quilômetros de Helsinki, capital do país, Tapiola é admirada por sua natureza predominante e suas paisagens de tirar o folêgo. Destino ideal para quem curte se aventurar por locais pouco explorados, né?
3. Songdo, Coreia do Sul
Essa é Songdo, também conhecida como o paraíso para quem ama arquitetura sustentável.
Songdo foi projetada para ser a cidade mais sustentável do mundo, capaz de emitir um terço da quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera por qualquer outra cidade do planeta. Outras curiosidades são o fato de que 40% da cidade é coberta por vegetação e que Songdo foi planejada para que nenhum habitante fosse obrigado a dirigir, com 24km de ciclovias que se conectam a uma rodovia e sistemas de compartilhamento de veículos elétricos. Destino incrível para quem é apaixonado por sustentabilidade e quer ver de perto projetos integrados que funcionam!
4. Camberra, Austrália
Já começando com uma curiosidade: sabia que Camberra é a capital da Austrália?
A incorporação de grandes áreas de vegetação natural rendeu a Camberra, que foi construída “do zero” assim como a nossa Brasília, o apelido de cidade-arbusto. A ideia de projetá-la veio do fato que existia uma rivalidade entre Sydney e Melbourne, que queriam abrigar a capital federal. A cidade é cercada por eucaliptos e terrenos montanhosos e oferece aos moradores e turistas muitos parques e jardins. Esportes ao ar livre (como rapel, voo livre e parapente) são outra atração de Camberra. Destino perfeito para quem é muito fã de aventura, né?
5. Dubai, Emirados Árabes Unidos
Dubai talvez seja um dos destinos mais populares entre as cidades planejadas dessa lista.
Com relevo plano e rodeada por um deserto, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos investiu na grandiosidade arquitetônica, além de conseguir transformar áreas de mar em terra, construindo extensões artificiais da linha costeira, considerada a maior operação planetária de recuperação de terra ao mar. A arquitetura da cidade e os arranha-céus são por si só uma atração turística. Destino imperdível para quem quer ver alguns dos prédios mais famosos do mundo!
6. Zurique, Suíça
Você provavelmente já ouviu falar que os ingleses têm fama de nunca se atrasar, mas sabia que o mesmo pode ser dito do sistema de transporte público de Zurique?
A capital suíça, além de ser um prato cheio para quem curte o estilo europeu de arquitetura, também é uma cidade muito bem planejada – seu projeto privilegiou ruas e avenidas que facilitassem o transporte público em massa, além de um organizado sistema de tratamento de resíduos. Com isso, praticamente não há atrasos para quem necessita de ônibus e a água é quase totalmente tratada e apta para consumo. Destino perfeito para quem ama história, pontualidade e vistas incríveis.
7. Washington D.C., Estados Unidos da América
Washington está para os Estados Unidos da América como Brasília está para o Brasil: uma capital totalmente planejada, traçada minuciosamente para abrigar o governo federal, com suas casas legislativa, judiciária e executiva.
A capital dos EUA foi escolhida devido à sua localização central. As estradas são projetados com avenidas diagonais e predominantemente retas. Curiosamente, todas as principais atrações como monumentos e a Capitol Hill estão localizado no coração da cidade. Destino imperdível para quem quer se sentir em um museu a céu aberto!
8. Amsterdã, Holanda
A capital da Holanda oferece uma combinação de arquitetura histórica e moderna. Vai dizer que seus olhos não brilharam só de ver essa foto?
A cidade, assim como grande parte do país, está localizada abaixo do nível do mar e, por isso, existe uma preocupação constante para evitar acidentes – como prevenção, a cidade foi construída atrás da proteção de grandes barreiras e canais. Amsterdã tem um sistema eficiente de blocos habitacionais espalhados, que dão à cidade a sensação de muito espaçosa, e seu sistema hidroviário adiciona requinte ao meticuloso planejamento da capital. Destino incrível para quem ama a mistura entre o clássico e o moderno!
9. Islamabad, Paquistão
Se você nunca tinha considerado o Paquistão como destino de uma viagem exploratória de Arquitetura, com certeza vai mudar de ideia após conhecer mais sobre Islamabad.
A capital paquistanesa foi construída a partir do desejo de balancear o desenvolvimento pelo país e afastar o governo da costa, facilmente atacável. A cidade planejada foi feita sob a ideia de que áreas urbanas deveriam ser cientificamente construídas e deveriam ser replicadas como modelos de crescimento conforme a necessidade – uma capital modelo para um país que se considerava um “país modelo de desenvolvimento”. Hoje, a cidade é lar de 2.2 milhões na área metropolitana. Mais um destino ideal para quem curte conhecer locais pouco explorados!
10. Brasília, Brasil
Não poderíamos encerrar essa lista de outra maneira. Nossa capital é uma verdadeira utopia modernista e é, possivelmente, a cidade planejada mais famosa do mundo!
Foram décadas de estudo e planejamento até que se encontrasse um local adequado para a construção da sede do governo brasileiro. A cidade está traçada em forma de um enorme avião com zonas específicas (as famosas Asas) atribuídas para diferentes fins, como residenciais, bancos, hospitais e empresas. O responsável por projetar Brasília foi Lúcio Costa, um urbanista de grande renome na época, além de Oscar Niemeyer na parte arquitetônica. Destino perfeito para quem quer ver de perto uma das maiores obras arquitetônicas do Brasil. (Blog da Arquitetura)