Anápolis: (62) 3316 1599 | Ap. de Goiânia: (62) 3283 6838 | Goiânia: (62) 3945 6838

Notícias

Dicas

Como construir a casa dos sonhos gastando menos

Se você fechar os olhos e imaginar como seria a casa dos seus sonhos? Você já mora nesse imóvel ou ainda está planejando? Se ainda não tem essa casa, mas está em busca de construir, a gente separou algumas dicas importantes para te passar. Vem conferir com a Vibracom os segredos para ter aquela casa maravilhosa e ao mesmo tempo economizar.

1 – Do sonho ao planejamento:

Se você tem um sonho e acha que chegou a hora de coloca-lo em prática, comece o planejamento. Faça um exercício visual. Imagine como seriam os cômodos dessa casa, quais os materiais que você gostaria que fizessem parte da construção. Busque referências, se inspire em outras obras. Aproveite para colocar as ideias no papel, anotando tudo.

2 Profissionais especializados representam mais economia:

Agora que você já tem em mente o modelo de uma casa ideal, quem vai te ajudar a tirá-lo do papel e deixá-lo mais parecido possível com aquele dos seus sonhos são dois profissionais essenciais na construção, o engenheiro e o arquiteto.

Mas essa não é uma regra válida apenas para quem tem o objetivo de construir a casa dos sonhos. Ela é uma regra geral mesmo, que vai te ajudar a economizar no final da obra.

Isso porque ter o auxílio desses profissionais vai te ajudar a evitar multas por possíveis faltas de documentação, vai ajudar na escolha correta do material de construção e da quantidade certa. Com essa dupla, você consegue aproveitar melhor os espaços, construir com segurança e evitar problemas, sem precisar bancar uma reforma depois de alguns anos para corrigir algum vício.

3  Saiba aproveitar os espaços:

Mesmo que você tenha um espaço pequeno para construir, faça o melhor aproveitamento do ambiente. Como já citamos acima, o engenheiro e o arquiteto vão ajudar nessa missão

4Esteja consciente sobre preços:

Já sabe tudo que precisa para realizar essa obra dos sonhos? Depois de fazer um levantamento sobre o que vai precisar de material e mão de obra, comece a pesquisar. Faça comparações de preços e custo-benefício.

5 – Produtos:

Opte por produtos que vão colaborar com a economia. Pré-moldados são excelentes para atingir esse objetivo, já que ajudam a racionalizar a mão de obra, proporcionam economia de outros materiais e são perfeitos para mais rapidez na execução.

Por exemplo, os blocos de concreto, que têm dimensões maiores e proporcionam desenvolvimento do trabalho. As lajes protendidas que são facilmente instaladas e reduzem o uso de escoras. As lajotas em EPS que são super leves e seguras, facilitando o manuseio, com mais rendimento da mão de obra.

6 – Use as características dos produtos a favor da economia:

Vai fazer um muro? Se você gosta do estilo mais rústico, use blocos de concreto e deixe-os expostos. O cenário vai ficar charmoso e você ainda economiza.

Está em busca de mais conforto térmico e acústico? Invista nas lajotas em EPS. Não abre mão de ter um jardim vertical? Reaproveite aqueles blocos de concreto que sobraram da obra.

Pensou em um telhado bonito e com segurança? Recorra às telhas de concreto, que são pura elegância e você ainda pode escolher a cor que mais vai combinar com sua casa.

7 – Compre direto de fábrica:

Outra dica para reduzir os gastos é comprar direto com o fabricante, principalmente, aqueles itens que serão usados em maior quantidade.

8 – Calcule bem:

Quem não desperdiça, economiza. Faça um bom cálculo de tudo aquilo que vai precisar e compre na medida certa. Conte com a ajuda dos profissionais para fazer esse cálculo.

Agora que você já conferiu as dicas, é hora de dar início a essa jornada que vai ser tão desafiadora e gostosa de viver. Adote as medidas que são mais interessantes para você e de forma que você consiga o melhor custo-benefício, conquistando a casa dos seus sonhos e economizando.

Construção

O piso que evita alagamentos

Quando chega o tempo de chuva, é comum que sejam notados pontos de alagamentos nas cidades e ainda poças em alguns ambientes mais privados. Mas com o uso do paver é possível reverter essa situação.

O paver é um tipo de pavimento pré-moldado que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Ele é instalado a partir do seu sistema de intertravamento, com as peças encaixando umas nas outras.

Um dos principais benefícios do paver é a sua capacidade de escoamento de água, evitando assim os indesejados alagamentos. Essa característica é possível devido a presença de pequenas fissuras nas peças.

Além disso, esse pré-moldado também é referência quando o assunto é mobilidade e segurança para pedestres e cadeirantes. Instalado por meio de encaixe entre as peças, o resultado é um piso plano, sem áreas íngremes. Ele ainda é antiderrapante, reforçando a característica de segurança.

Por causa desses benefícios citados, o paver é amplamente usado em obras públicas, como praças, ciclovias, quadras esportivas, calçadas. Ele também é usado em estacionamentos de shoppings, condomínios, estádios.

De espaços públicos e de maior amplitude, aos espaços privados como jardins e a área em volta da piscina, a calçada de um estabelecimento menor, um açougue, por exemplo, o paver é uma opção vantajosa.

Com cores e formatos diferentes, o paver é ideal também para demarcação de espaços, além de proporcionar boa qualidade estética. A facilidade de instalação é outro diferencial desse tipo de pavimento, que ainda pode ser usado logo após o assentamento.

Ele ainda traz praticidade pela questão da manutenção, sendo necessária pouca ou nenhuma manutenção ao longo de anos e, mesmo se alguma das peças apresentar desgaste com o passar do tempo, basta trocar apenas aquela peça desgastada.

Dicas para ganhar mais tempo na obra:

Para garantir mais aproveitamento do tempo durante uma construção, um passo básico, mas essencial é contratar mão de obra qualificada para a execução do serviço. Pode até ser clichê essa informação, mas muitas vezes na tentativa de economizar as pessoas acabam contratando mão de obra sem experiência ou especialização e que por consequência não vai ter a mesma expertise para conduzir o serviço com a agilidade necessária.

Na prefeitura da cidade onde a construção será realizada, verifique quais são os documentos necessários e providencie todos, assim a obra vai ficar livre de possíveis embargos, que nesse caso significam novos gastos com multas e atrasos.

Outra ação super importante é fazer todo o planejamento e ter o orçamento bem definido, para evitar que a obra fique parada por falta de material e outros entraves. Opte por produtos de qualidade, afinal você está investindo em um bem de longa duração.

Um grande aliado da agilidade na obra é artefato de concreto pré-moldado. Esse tipo de material já chega ao canteiro preparado, bastando apenas que seja feita a montagem. Como os pré-moldados são padronizados por normas estabelecidas pela ABNT o resultado é mais precisão durante a execução.

Artefatos como o paver, que são um tipo de pavimento que funciona por encaixe, permitem uma fácil montagem e ganho de produtividade. Os blocos de concreto oferecem mais alinhamento devido ao fato de chegarem padronizados da fábrica. As telhas de concreto também proporcionam rápida execução do serviço. As lajes protendidas são perfeitas para espaços com grandes vãos e redução do uso de escoras, suportando cargas mais pesadas.

O uso dos pré-moldados também oferece vantagens como redução do consumo de outros materiais como concreto e ainda a redução da quantidade de entulhos, já que eles são padronizados fora do canteiro de obras.

Verifique também se todas as ferramentas necessárias para a obra estão funcionando perfeitamente, como as enxadas, os carrinhos, os vergalhões. Analise ainda se os trabalhadores fazem o uso corretamente dos Equipamentos de Proteção Individual e se esses oferecem o conforto necessário, pois usar uma botina que incomoda por exemplo pode tirar parte da atenção do trabalhador.

Seguindo etapas simples, é possível otimizar o tempo de obra, que muitas vezes representa também mais economia, dois grandes objetivos de quem está construindo. Entrega rápida e com mais aproveitamento do custo-benefício.

Dicas para decorar e organizar o quarto das crianças

Já pensou em decorar e ao mesmo tempo organizar o quarto das crianças? Nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixar o cantinho dos seus pequenos mais bonito e aconchegante e ainda aproveitar melhor o espaço.

Para essa missão, você vai precisar de nichos, baús, cestos e caixas de organização. Itens acessíveis assim fazem a diferença na hora de colocar no lugar até mesmo os objetos e roupas do quarto das crianças.

E como a gente gosta de boas notícias, aqui vai mais uma. Usando esses itens como aliados, é possível incentivar com que a própria criança desenvolva hábitos de organização.

Caixa Organizadora:

Para evitar brinquedos espalhados pelo chão ou pela cama, separe caixas organizadoras para guarda-los. Você pode escolher a cor das caixas de acordo com a decoração do quarto ou até mesmo criar a própria caixa organizadora com a ajuda das crianças, usando caixas de papelão e decorando com papel do tema preferido dos seus filhos.

E que tal incentivar meninos e meninas com uma regrinha básica? Brincou, guardou! Depois da diversão, é só colocar os objetos em seus devidos lugares, ou seja, nas caixas.

Nichos:

Os nichos são peças aliadas em diferentes ambientes e cumprem muito bem o papel de organizar e decorar. A gente aposta que aquele super-herói bonitão vai ficar muito bem em um lugar de destaque no nicho.

Essas peças de organização podem ser usadas também para guardar os livros e até para acomodar os materiais de estudo. Para dar um toque mais legal, aproveita e coloca um porta-retratos com a foto preferida da criança no nicho.

Meninas que gostam de maquiagem específica para a idade delas podem ter também uma penteadeira improvisada com nichos. O resultado é um charme só. Separe um pufe ou uma cadeira da altura da criança, fixe muito bem um espelho na parede, levando em conta a altura da cadeira, escolha o nicho e coloque-o abaixo do espelho e sobre o nicho coloque as maquiagens e produtos indicados para a idade.

Deixe a criança usar a criatividade dela para dar o arremate na decoração da penteadeira, indique que ela pode acrescentar um brinquedo, um tapete de pelúcia por baixo do pufe ou da cadeira.

Cesto:

O lugar de roupa suja deve ser o cesto de roupa suja, não é mesmo? Então, vamos separar um cesto específico para isso e estabelecer como tarefa para que os pequenos coloquem as peças de roupa exatamente no cesto.

Baú:

O baú vai ter a mesma função da caixa organizadora. Ele também funciona como um objeto de decoração e a gente pode até incentivar a criança a guardar os brinquedos diretamente no baú, fazendo uma associação lúdica com tesouro.

Mais dicas:

Um quarto decorado é o grande desejo tanto das crianças quanto dos pais, mas uma das principais necessidades nesse cômodo é deixar espaços livres para que as crianças se movimentem. Então avalie os espaços, confira as medidas antes de disponibilizar os móveis.

Como as crianças crescem de forma rápida e muitas vezes o brinquedo deixa de fazer sentido dependendo da idade e as roupas deixam de servir, verifique se há objetos e vestimentas que não estão mais em uso e separe para doação ou para fazer um bazar e assim serão conquistados até novos espaços  no ambiente.

Tudo no lugar?  Sobra até mais disposição e espaço para decorar melhor ainda o quarto. Invista nos quadros infantis de acordo com a faixa etária. Eles ficam bem na parede ou nos nichos. Faça uma combinação com porta-retratos brincando com os tamanhos das peças.

As almofadas personalizadas podem dar um toque de conforto no ambiente e combinar com a decoração. Elas são versáteis e podem ser escolhidas de acordo com a idade, conquistando desde os mais novinhos aos que já se consideram quase adultos e são cheios de estilo.

Na hora de construir:

E para você que está construindo e já pensando no quarto das crianças que tal conhecer mais sobre os artefatos de concreto pré-moldados, que são excelentes para segurança, aproveitamento de espaço e agilidade.

6 Dicas simples para seu jardim ou área com plantas

Como é bom ter um cantinho com plantas, independente se for um jardim, um terraço ou se você separar um espaço na sua casa mesmo para manter o contato com a natureza. O hobby de cuidar de plantinhas pode ser muito prazeroso.

E para te inspirar a Vibracom trouxe algumas dicas bem simples que servem tanto para quem já tem um jardim ou para quem está pensando em ter um, mesmo que seja adaptado em um espaço pequeno.

Pedras:

Preparar um caminho de pedras pode ser uma opção acessível e que vai dar aquele charme seja para o seu jardim ou para o corredor da sua casa.

Você pode separar também um espaço na área para criar o seu ambiente com plantas, depois, basta espalhar vasos sobre as pedras.

Uma dica para manter as pedras limpas é colocar uma manta sobre a terra. É possível encontrar esse tipo de manta em lojas de jardinagem.

Outra dica é brincar com as cores das pedras, por exemplo, você pode usar aquelas pedrinhas brancas fazendo uma parte do caminho e as pedras maiores e meio amarronzadas ao lado, fazendo uma outra faixa.

Madeira:

A madeira combina com diversas decorações, inclusive com as plantas, aliás, elas fazem parte da mesma família, né?

Ela pode também dar um charme praquele ambiente com as pedras, fazendo uma bonita composição. Uma dica é usar tábuas de madeira como base para os vasos, você vai gostar do resultado.

Grade antiga:

Tem uma grade sobrando por aí, que era do portão ou de alguma janela, e você está esperando para descartar? Que tal reaproveitar esse item no jardim?

Se estiver meio enferrujada, primeiro limpe com uma lixa para ferro e invista em uma tinta esmalte. Depois de seca, fixe bem na parede e pendure vasos com plantas pendentes.

Banco:

E se tiver um banco de madeira deixado de lado, pega ele para aproveitar no jardim também. Pode ser aquele banco mais baixinho ou mais alto e pode ser aquele mais comprido também, nesse último, cabem mais vasos, é só fazer a sua combinação preferida.

Paver:

O paver é um pavimento prático de instalar, antiderrapante, de fácil escoamento da água da chuva e que também vai compor muito bem o jardim. Com modelos e cores diferentes, você pode escolher o que mais vai ficar bonito no ambiente.

Concregrama:

E um dos itens que mais tem a ver com o jardim é a grama, não é mesmo? Para preservá-la, que tal investir no concregrama, que também é muito prático de instalar e tem como função proteger a grama.

Benefícios do corte e dobra de aço para a construção

A tecnologia é nossa grande aliada na construção, agilizando processos que seriam demorados e tomariam mais tempo do trabalhador, as máquinas agregam velocidade e precisão aos serviços prestados para uma obra. Um exemplo dessa afirmação é o serviço de corte e dobra de aço que proporciona vários benefícios aos empreendimentos imobiliários. Vamos conferir alguns deles?

Precisão: As peças são cortadas e dobradas sob medida, de acordo com o projeto apresentado, garantindo assim precisão calculada.

Rapidez: a agilidade é um dos grandes diferenciais desse serviço, em comparação com um trabalho manual, que demanda bastante tempo de quem está executando o corte e a dobra.

Economia: como as peças são produzidas sob medida, os desperdícios são evitados, gerando uma boa economia.

Organização do canteiro de obras: o serviço é feito na indústria e as peças já chegam prontas na obra, mantendo o canteiro com mais espaço e organização.

Produtividade: com esse serviço automatizado, o trabalhador terá mais tempo para se dedicar a outros processos da obra.

A Vibracom conta com a tecnologia e uma equipe treinada para realizar o corte e a dobra do aço que vai fazer parte da estrutura da sua obra. Aproveite os benefícios e contrate esse serviço direto de fábrica.

Vai construir? Saiba por onde começar!

Para economizar na construção, primeiro, você precisa fazer um investimento que vai compensar durante a realização da obra e ao longo dos anos que é a contratação de um profissional essencial, o engenheiro.

Esse profissional pode te ajudar inclusive com o andamento de outras etapas muito importantes para o início da obra, o planejamento, o projeto, a documentação necessária, a verificação das condições do terreno e a indicação de mão de obra.

O planejamento é uma dessas etapas importantes, que até mesmo uma construção menor se beneficia com ela. No planejamento, são analisadas as expectativas em relação ao resultado, o orçamento disponível para a realização da obra e como ele será mais bem distribuído, o tempo estimado, como serão desenvolvidas as etapas e quais profissionais serão necessários, além de uma estimativa do material que será necessário.

Uma outra fase que deve ser levada em conta é a análise do terreno, com averiguação de desnível e tipo de solo. Esse procedimento vai influenciar no desenvolvimento do projeto.

Já o projeto é uma etapa em que se define, por exemplo, o espaço de cada cômodo da casa. Os cálculos que são feitos pelo profissional especializado garantem a harmonia e o bom aproveitamento do espaço.

Garanta também toda a documentação exigida pela prefeitura de sua cidade antes de dar início à obra e pague as taxas da documentação. É importante se informar junto à prefeitura quais são esses documentos, pois pode haver mudança de exigências de acordo com o que é determinado em cada cidade.

Com todos os documentos em mãos, é hora de iniciar a construção e você vai precisar de pedreiros. Antes de contratar o serviço do profissional, peça indicação tanto para o engenheiro quanto para pessoas conhecidas que já precisaram desse serviço. Não se esqueça de fazer um contrato, que vai tornar esse processo mais seguro tanto para o contratante para o contratado.

E, na escolha dos materiais para construir, opte pela qualidade. Faça orçamentos, avalie a durabilidade, verifique se o produto segue as normas da ABNT. Essas são orientações que vão fazer a diferença tanto durante a obra quanto depois de concretizada, evitando que sejam necessárias correções com o passar do tempo.

Blocos de concreto na construção

Praticidade, resistência e rapidez, essas são algumas das características conquistadas com o uso de blocos de concreto na construção.

Eles são recomendados tanto para alvenaria estrutural (método de construção em que as paredes são usadas para sustentar toda a estrutura) quanto para alvenaria de vedação (método de construção a partir de uso de pilares e vigas, são esses elementos que vão sustentar a estrutura).

Blocos de concreto estão entre os artefatos mais populares na construção. O uso desse item confere mais agilidade e economia para a obra.

Outra grande vantagem dos blocos de concreto está na facilidade do manuseio e na forma como ele possibilita a construção de paredes niveladas.

A Vibracom conta com alta tecnologia para produzir blocos de concreto de qualidade e que seguem todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT.

Veja o catálogo online da Vibracom aqui.

Confira as medidas dos blocos de concreto fabricados pela Vibracom:

Blocos:

09 X 19 X 39 cm

 12 X 19 X 39 cm

14 X 19 X 39 cm

19 X 19 X 39 cm

 11,5 X 19 X 11,5 cm

 11,5 X 19 X 24 cm

 11,5 X 19 X 31,5 cm

11,5 X 19 X 36,5 cm

 11,5 X 19 X 39 cm

Meio Bloco:

09 X 19 X 19 cm

12 X 19 X 19 cm

14 X 19 X 19 cm

19 X 19 X 19 cm

Armazenamento e Entrega de Blocos de Concreto Vibracom:

Os blocos de concreto Vibracom são armazenados e entregues no palete e envolvidos em plástico. Essa simples ação proporciona mais facilidade no processo de armazenamento dos blocos no canteiro de obras e ajuda a manter os blocos limpos, livre de poeiras ou outras sujeiras. 

Dicas, Vibracom

8 Dicas profissionais para economizar na construção:

A economia na construção é sempre um desejo de quem está construindo, mas também um desafio. Para trazer mais informações sobre as possibilidades de economizar ao construir, a Vibracom preparou uma seleção com 8 Dicas profissionais para você. Confira.

1 – Planejamento:

O planejamento é a etapa inicial e não deve ser ignorada para o sucesso de uma obra, principalmente se o objetivo for economizar.

  • Com planejamento, é mais fácil alinhar o orçamento com a expectativa da construção. Verificar o que é possível fazer, o que é viável e vantajoso.
  • Nessa etapa, também é feito o levantamento sobre os profissionais mais indicados a serem contratados.
  • Esse momento também é propício para estudar como garantir a segurança das pessoas que vão trabalhar na obra.
  • O planejamento é feito para pensar sobre os riscos que podem surgir durante a construção. Problemas podem surgir à revelia de ações e prevenções, mas ter uma reação rápida, estar preparado, é um diferencial.

As grandes incorporadoras/construtoras trabalham com planejamentos mais específicos. Muitas delas utilizam métodos, softwares e contratam serviços para planejamento. Para os profissionais da área existem cursos sobre planejamento.

Confira os benefícios do planejamento para as construtoras:

  • Possibilita o estabelecimento de prazos para a concretização de etapas da construção.
  • Facilita a visualização do prazo para entrega, já que as construtoras trabalham com prazos.
  • Melhorar a comunicação entre os funcionários das obras e do canteiro.

2 – Alvará de Construção:

Para evitar multas (gastos desnecessários) e embargos, é preciso estar em dia com a documentação referente à obra. Uma delas é o alvará de construção.

  • Para obter um alvará de construção, é preciso procurar a prefeitura da cidade onde a obra será executada.
  • Normalmente, é cobrado uma taxa, que é estabelecida por cada prefeitura.
  • O documento deve permanecer na obra para casos de visitas da fiscalização. Sem o alvará, o proprietário/solicitante da construção poderá ser multado e a obra poderá ser embargada.

3  – Arquiteto e Engenheiro:

Muitas vezes, quem está construindo por conta própria pode considerar que a contratação do arquiteto e do engenheiro seria um gasto a mais, mas esses profissionais proporcionam benefícios essenciais para a obra.

  • O engenheiro é responsável pela parte burocrática, pela legislação e a documentação, pelos cálculos estruturais, as medições e acompanhamento da construção.
  • O arquiteto é responsável pelo projeto, o design, o aproveitamento do espaço e a melhor disposição de cada cômodo.
  • Com essa dupla, a execução da obra é mais ágil e com menos desperdício de materiais.
  • Sem eles, os riscos de erros são maiores. E caso ocorram falhas os gastos com novos materiais e refazimento do trabalho aumentam consideravelmente.
  • A contratação dos dois serve como prevenção para possíveis gastos futuros também, evitando vícios ocultos, que com o passar do tempo geram despesas com reformas. 
  • Lembre-se da importância do conforto e da segurança para quem vai habitar a casa. Engenheiro e arquiteto vão direcionar a construção para garantir essas condições essenciais.

4 – Duração da Obra:

A  demora na construção pode gerar mais gastos com a mão de obra, por isso é preciso planejar.

  • Escolher os materiais certos e ter orçamentos já analisados ajudam a dar mais agilidade para a obra.
  • Prever riscos e cuidar da segurança também evitam que seja necessária uma parada.
  • Organizar o canteiro da obra, mantê-lo limpo e disponibilizar os materiais em local estratégico conferem mais rapidez.

5 – Pré-Moldados:

Pré-Moldados trazem agilidade para a obra. Como eles já vem de fábrica pré-montados, garantem mais rapidez no processo de construção, gerando menos gastos com mão de obra.

  • Redução de custos com outros materiais como argamassa e vigas.
  • Menor produção de entulhos.
  • Qualidade garantida, uma vez que toda a produção dos pré-moldados segue rigorosos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
  • Blocos de concreto: proporcionam economia do concreto de assentamento, mais fácil instalação hidráulica e elétrica, podem ser utilizados para alvenaria estrutural e de vedação ou em uma combinação das duas. Eles são usados para levantamento de paredes ou muros também.
  • Telhas de concreto: sofisticadas e coloridas elas garantem beleza ao telhado. Elas são maiores, mais resistentes e altamente impermeáveis. Apenas 10.5 unidades de telhas de concreto Vibracom já totalizam 1 m2, sendo necessária menor quantidade de telhas. A montagem delas é fácil e rápida.
  • Paver ou Piso Intertravado: Também apresentam fácil instalação, sendo montados com o próprio sistema de encaixe. Utilizados em quintais e na calçada, proporcionam visual harmônico, trazem segurança pois garantem um piso nivelado. Com longa durabilidade, apresentam fácil manutenção, bastando trocar apenas a unidade que tiver desgaste com o passar do tempo. O piso intertravado Vibracom é altamente antiderrapante.
  • Concregrama: Ideal para jardins e ambientes com gramas, esse é mais um artefato de muita praticidade. Ele conserva a grama e possui fácil instalação. Basta assentar o concregrama sobre areia e em seguida plantar a grama.
  • Lajes protendidas, treliçadas e convencionais: proporcionam agilidade na construção, segurança, reduzem o tempo de obra e gastos com concreto.

6 – Onde Comprar

  • Prefira adquirir materiais Direto de Fábrica.
  • Confira os materiais que serão necessários em cada etapa da obra e quando possível compre a maioria em um local só, criando mais oportunidade de negociações.
  • Evite adquirir material em excesso, elimine os desperdícios.
  • Confira o custo-benefício de cada produto.
  • Confira se o fabricante segue as normas de produção da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
  • Busque referências sobre os produtos.
  • Conheça como funciona a entrega dos materiais.

7 – Cuidados que devem ser mantidos com os materiais:

A economia durante a compra pode ser considerável, mas evitar perda de materiais também gera redução de gastos.

  • Mantenha cuidado com o armazenamento dos produtos.
  • Confira antes de comprar como a empresa faz a entrega de artefatos. Por exemplo, é importante que os blocos de concreto sejam entregues no palete.
  • Evite desperdício de argamassa.
  • Opte por materiais que tenham mais resistência e consequentemente menos quebras. Telhas de concreto, por exemplo, são altamente resistentes em comparação com as telhas comuns.
  • Escolha os ideais para disponibilizar os materiais no canteiro.
  • Mantenha os produtos protegidos da chuva, quando possível. Se necessário utilize lonas plásticas para cobri-los em períodos chuvosos.

8 – Evite contratempos e multas:

O planejamento, é feito também para evitar riscos, acidentes, perdas e multas.

  • Certifique-se sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais que trabalham na obra. Botinas, capacetes, cintos de segurança, protetor auricular e luvas.
  • Contrate serviços específicos para o armazenamento e descarte de entulhos, evitando multas.
  • Se atente aos horários de início e fim de expediente dos trabalhadores, respeitando tanto a jornada de trabalho deles quanto a harmonia com vizinhos, pois a construção pode produzir ruídos.

O piso ideal para evitar escorregões, tropeços e quedas

Idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção precisam de um piso seguro para caminhar. Para proporcionar essa segurança na casa onde eles moram nem sempre é fácil, mas o piso intertravado, também conhecido como paver, pode solucionar esse problema.

Para o quintal, a calçada ou ainda uma área maior, com grande circulação de pessoas, uma indústria com ambientes molhados, o piso intertravado é indicado, porque ele apresenta sistema antiderrapante.

O piso intertravado é instalado usando o próprio sistema de intertravamento, com uma peça se encaixando na outra. Esse é mais um benefício para proporcionar segurança para quem caminha por um ambiente, porque o piso se torna linear, assim é possível evitar tropeços.

Para ambientes onde circulam cadeirantes o piso intertravado também é ideal por essa característica de alinhamento, de proporção, facilitando a locomoção do cadeirante. Esse piso também é indicado para áreas públicas como praças e ambientes de lazer, ou ainda em estacionamentos de shoppings e hospitais.

O piso intertravado além de facilitar a locomoção e evitar quedas é fácil de instalar, bastando encaixar as peças. Após a instalação, o piso já pode ser utilizado normalmente. Ele também apresenta o benefício da facilidade de manutenção, caso surja a longo prazo, basta trocar a unidade que apresentar desgaste.  

As vantagens do bloco de concreto:

Os blocos de concreto já são populares nas construções. Substituíram, em muitos casos, os tijolos e possibilitam a economia, evitando desperdícios, reduzindo tempo e mão de obra. Eles podem ser de vedação ou estrutural.

O bloco estrutural é vazado e possibilita a passagem tanto de tubulações quanto de graute, que é um concreto que apresenta alta plasticidade. Já o bloco de vedação é usado na alvenaria simples, por exemplo, na construção de paredes e muros. Em um projeto bem estruturado, é possível utilizar alvenaria estrutural e alvenaria simples, aproveitando os benefícios de cada uma.

Uma das vantagens do bloco é a economia de concreto de assentamento. Ele também possibilita mais rapidez na construção, reduz a mão de obra. O uso do bloco também facilita a instalação hidráulica e elétrica. O concreto é um material que não produz impacto no meio ambiente e o uso de blocos de concreto nas construções reduz a produção de entulhos.

Mesmo com todos esses benefícios, é imprescindível que o bloco de concreto tenha alta qualidade e siga as normas da ABNT. Os blocos de concreto da Vibracom seguem rigorosamente as normas brasileiras.   

Piso que proporciona segurança especial

Piso Intertravado Vibracom

A segurança ao caminhar é muito importante para se evitar acidentes e quedas, principalmente para as pessoas com dificuldade de mobilidade essa é uma das grandes preocupações. Por isso, produzir um piso que seja antiderrapante é uma forma de cuidado com as pessoas e com a sociedade.

Os pisos intertravados Vibracom são produzidos por meio do processo de vibração e prensa. Eles são antiderrapantes. Esse tipo de piso é o mais recomendado para locais onde circulam pessoas com dificuldade de mobilidade.

A Vibracom sabe que, além de garantir qualidade, é necessário promover também proteção e segurança e por isso segue todas as normas de produção de seus matérias de acordo com o que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Enquanto os pisos produzidos com processo de vibração e prensa proporcionam a qualidade necessária para serem considerados antiderrapantes, há os pisos que são produzidos em processo de produção dormido, mas esses possuem apenas qualidade estética, não sendo os mais recomendados para trazer segurança na mobilidade das pessoas.

O piso intertravado Vibracom possui ainda mais benefícios, entre eles a menor absorção de calor solar, diversidade de formatos e cores (sendo possível fazer sinalização de uma área com essas diferentes cores) e é produzido para proporcionar montagem rápida, com a possibilidade de utilização logo após ser assentado.

Em ambientes de muita circulação de pessoas, é de extrema importância cuidar da segurança delas. Idosos, crianças, cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade podem se locomover com mais segurança nos locais com piso intertravado antiderrapante.

Casa organizada e crianças se divertindo:

Como é bom estar em um ambiente onde as crianças se divertem, brincam, dão risadas. Nesse espaço onde ocorrem brincadeiras, é natural que algum item saia do lugar, em uma casa, por exemplo, pode ser que uma almofada seja usada para uma rápida guerra com o amiguinho, um utensílio da cozinha seja alvo de curiosidade, um brinquedo seja esquecido em cima de um móvel.

Para que as crianças se divirtam, brinquem e a organização seja facilitada junto com maior garantia da segurança delas algumas táticas podem ser praticadas. Confira dicas importantes sobre como adaptar a casa para garantir a diversão segura e com facilidade para manter organização no artigo publicado pelo blog Casa Vougue, na coluna: Use bem o que se tem, de autoria de Newton Lima.

Prepare-se pois algumas coisas mudarão:

Horários, rotinas, compromissos e novas disciplinas entrarão para a lista fixada na porta do refrigerador! Para quem gosta de decorar, respirar fundo pode ser um bom exercício prévio.  Calma: isso não quer dizer que todo o esforço e investimento foi perdido, mas alguns detalhes precisarão ser revistos quando há crianças na casa:

 – Pintura com tintas laváveis nas paredes tornarão sua vida muito mais feliz;

– Bandejas com bibelôs e pequenos objetos devem sair de cima da mesa de centro e ocupar um lugar sobre um móvel mais alto.

– Cestos para roupa suja, sapateiras para tênis e chinelos e espaços dentro do armário para mochilas podem incentivar o senso de organização desde cedo;

– Liberar espaço para andadores e caminhadas nas áreas sociais da casa é fundamental. Portanto, alguns bancos, pufes, mesas laterais e outros móveis de menor porte talvez precisem ir para o sótão.

– Impermeabilize os estofados e evite aborrecimentos sem que os mesmos tenham que ser removidos do contexto. Se for comprar um novo sofá, opte por revestimentos de maior resistência, como a lona;

– Cortinas densas e tapetes felpudos devem ser avaliados com cautela por razões alérgicas.

Meu quarto, meu mundo

Incentivados pelos pais, as crianças amam o quarto! Ali, o projeto foi pensado e planejado para assegurar a máxima interação. Motivos lúdicos podem ser interessantes nos primeiros anos – projetos que inspiram a criatividade estimulam os perfis questionadores. Regras devem ser estabelecidas desde cedo: brinquedos saem e retornam para os seus lugares após o uso, então baús, prateleiras e gaveteiros podem ser aliados na organização. A aplicação de papéis de parede ou revestimentos laváveis pouparão aborrecimentos. Já os cantos arredondados na mobília, gavetas com trava no retorno e protetores de tomada colaboram com o “anjinho da guarda”. Dependendo da faixa etária da criança, vale incluir grades nas camas e também é importante evitar móveis com rodízios.

A casa é de todos:

Usar alguns pertences das crianças no entorno da casa reforçam o senso familiar. Cadeirinhas menores, almofadas, louças e, por que não, usar os primeiros quadros e esculturas produzidos na escola? Eles merecem um lugar na parede ou estante, pois reforçam o conceito de “casa com cara de casa”. Por fim, vamos pontuar um checklist de atenções a serem redobradas em cada ambiente:

Cozinha:

– Objetos pontiagudos devem ficar sempre fora do alcance;
– Recolha os fios dos eletrodomésticos;
– Mantenha os produtos de limpeza em armários trancados.

Banheiro:

– Deixe a porta sempre fechada. Se possível, remova a trava interna;
– Utilize tapetes antiderrapantes;
– Verifique sempre a manutenção do aquecedor a gás.

Sala de estar e jantar:

– Mantenha bebidas alcoólicas, taças e copos fora do alcance das crianças;
– Cuidado com plantas ornamentais pontiagudas ou espécies venenosas/tóxicas.

Em todos os cômodos:

– Instale grades ou redes nas janelas;
– Se houver portas de vidro, sinalize-as com fita adesiva;
– Tem escadas? Considere a colocação de uma grade e/ou fitas antiderrapantes.

Fonte: CasaVougue.Globo.com

Jardim criativo com artefatos de concreto:

Os artefatos de concreto são excelentes para a construção e a utilidade deles não para por aí, o paisagismo também pode recorrer a esses produtos, porque utilizar a criatividade é uma atividade muito prazerosa.

Em meio a plantas, folhas e flores, esses elementos da natureza presentes nos jardins; outros elementos, que são os da construção, como telhas de concreto, blocos e pisos, ajudam a compor cenários surpreendentes.

As telhas de concreto, coloridas, resistentes e ecologicamente corretas podem ser utilizadas para a construção de um canteiro para plantas. Com as telhas organizadas em forma circular, o canteiro pode ter uma ou mais camadas. Como a montagem é simples, o canteiro pode ser mais estreito ou mais largo, dependendo do critério de quem vai utiliza-lo ou do espaço disponível.

Imagem: Via Pinterest/ Blog: Decoração e Invenção

Mais uma alternativa de uso dos artefatos de concreto no paisagismo é o pisograma ou também conhecido como concregrama. A instalação dele é simples, basta posicioná-lo sobre areia e em seguida inserir terra e grama em cada vão.

Os blocos de concreto também são artefatos utilizados para a decoração com plantas. Com sobreposições, eles podem formar uma horta em um espaço da casa ou no jardim. Basta recorrer à criatividade para fazer o melhor uso desses blocos no paisagismo. 

Imagem: Via Pinterest/ Blog: Como fazer em casa

Eles ainda podem ser usados para confecção de uma prateleira para exposição de vasos de plantas.

Imagem: Via Pinterest/ Blog: Como Fazer em Casa

Explore toda a criatividade usando artefatos de concreto para novas inspirações para o seu jardim. O concreto não contamina o meio ambiente e possui muita resistência.

Móveis antigos proporcionam sofisticação para a decoração

Atualmente, vivemos a cultura do descarte e isso ocorre com os itens de uma casa também, dos eletrodomésticos aos celulares e móveis, devido às facilidades de compra e de pagamento, não temos mais o hábito de recuperar um objeto. Mas, muitas vezes, acabamos perdendo a oportunidade de economizar, apenas consertando um item.

Com os móveis antigos também existe essa possibilidade, de recuperação. Os benefícios de se recuperar um móvel antigo estão na qualidade deles, que, geralmente, são produzidos com madeira muito resistente e também na beleza, pois eles costumam ter um designer elegante.

Como exemplo de móveis que podem ser restaurados citamos: guarda-roupas, cômodas, cristaleiras, bancos, criados mudos, aparadores, prateleiras, estantes. Eles podem compor um ambiente e trazer muito charme para sua decoração.

Como parte do processo de restauração, os móveis são lixados; quando há desgastes, recebem camadas de massa de acabamento para madeira; parafusos são ajustados, recebem camadas de tinta, às vezes, até uma tinta mais colorida como o rosa ou o roxo, que conferem um visual mais descontraído, puxadores são trocados por novos, vidros, espelhos, podem ser trocados também. A pintura em pátina também pode se usada nesse tipo de móvel.

As características da restauração vão depender também do estilo e gosto de quem vai usar o móvel. Eles podem ser apenas envernizados ou podem ganhar novas cores.

Antes de descartar seu móvel antigo, procure por um profissional, um marceneiro ou artesão. Atualmente, há no mercado profissionais especializados em restaurar móveis antigos. Se você não tiver um móvel antigo para restaurar, talvez, seja uma opção garimpar nos pregões à procura de um móvel que possa ser restaurado e compor um ambiente que você gosta.

A Vibracom deseja que a sua casa seja sempre aconchegante e tenha todas as características que você mais gosta. A nossa dica é não descartar os móveis antes de se averiguar o que pode ser feito com eles e como vale a pena recupera-los. Para ter uma casa bonita e com qualidade, invista também nos artefatos de concreto pré-moldados da Vibracom.

Sem categoria

Uma etapa diferencial para a obra

O planejamento ajuda a visualizar uma ação futura. Por meio dele, se traça estratégias, se questiona sobre possíveis riscos. Ainda é possível definir gastos e estipular uma média de prazo para conclusões de etapas.

Essa é uma ação positiva adotada para controle de finanças, para estudo e que é essencial para quem vai construir, seja uma obra de pequeno ou grande porte.

Com o planejamento, é possível avaliar os gastos, definir mão-de-obra, pesquisar sobre qual melhor produto, o mais apropriado, o que tem melhor custo-benefício, estipular prazos.

Não são todas as ações que serão concretizadas exatamente como foram planejadas, mas ter planejamento ajuda muito a se definir um norte, a pensar em soluções e saídas para possíveis imprevistos e escolher ações para o gerenciamento de riscos.

Por meio do planejamento, se estabelece prazos para construção de cada etapa da obra, desde o início até a finalização.

O planejamento ajuda até mesmo no convívio entre equipe, pode-se traçar estratégias de comunicação, de colaboração mútua, de necessidade de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (os EPIs).

Com antecipação, é possível realizar a cotação de materiais de forma mais tranquila, planejar as datas de entrega deles, reduzir custos.

Para profissionais da área da construção, existem cursos específicos para o planejamento de obras. Mas para quem não é da área e vai construir ou reformar é importante também planejar. Quem planeja cria chances de desenvolver um objetivo ou concluir um trabalho com mais praticidade e foco. 

Planeje também para adquirir os melhores materiais para sua obra, porque eles fazem a grande diferença no sucesso dela. Na Vibracom, você pode comprar direto da fábrica, tanto no varejo quanto no atacado.

Os produtos da Vibracom seguem todas as normas da ABNT, são produzidos com alta tecnologia e com foco no melhor aproveitamento para evitar desperdícios.

Confira alguns dos materiais que você pode encontrar na Vibracom: blocos e canaletas, lajes, painéis treliçados, pisos intertravados, telhas, galpões atirantados, postes, tubos de concreto.

Detalhes que solucionam o problema com espaço

O espaço da sua casa ou do seu apartamento pode até ser pequeno, mas ele deve ser aconchegante. Por meio de técnicas de decoração, é possível fazer com que um determinado ambiente pareça ser maior do que ele realmente é.

O arquiteto Marcos Vinícius Pinheiro, em um trabalho desenvolvido para a Casa Cor Santa Catarina, utilizou técnicas como uso de tons claros na pintura da parede e recorreu a espelhos para dar a sensação de amplitude do quarto de um apartamento.

A mudança da cor da parede de uma casa ou apartamento pode provocar diversas sensações como de alongamento, encurtamento, ampliação ou redução. Então, o tom da tinta escolhido pode ser um aliado no caso de um espaço pequeno em uma residência.

Os espelhos dão o toque de sofisticação de um ambiente, mas, além dessa função, eles ajudam, quando bem posicionados, a também aumentar a sensação de amplitude do local.

Se a cor da parede e o espelho colaboram, a iluminação também ajuda nessa tarefa de aumentar visualmente um cômodo. Manter as cortinas abertas para garantir a iluminação é uma recomendação dos arquitetos para uma maior sensação de mais espaço no ambiente.

As dicas citadas anteriormente são para o caso de uma residência que já foi construída, mas, se o foco for construir ou reformar, é possível planejar todos os detalhes e promover a ação de mãos à obra com o menor custo e maior aproveitamento.

 Se a casa ou o apartamento são construídos atualmente de um tamanho reduzido para aproveitar mais espaço de um lote ou um prédio, para reduzir gastos ou com foco no menor impacto ambiental, é bastante válido também se investir em produtos de construção que terão maior rendimento, com menos desperdícios e mais eficácia.

Por isso, a Vibracom investe em produtos altamente eficientes que proporcionam redução do uso de concreto, custo acessível, redução de mão de obra. Se o foco for economia para sua obra, invista sempre em produtos de artefatos de concreto pré-moldados da Vibracom. Eles têm o melhor custo-benefício.

Construção, Dicas

Pé direito alto ou duplo?

De uma forma simplificada, pé direito na arquitetura é a distância do piso até o teto. Em geral, essa altura do pé direito é de 2,80m, mas ela pode variar de altura e chegar a alcançar até 6 metros.

Esse recurso arquitetônico, permite uma sensação de amplitude ao espaço, podendo aliado a outros recursos, possibilitar um ambiente muito mais arejado e confortável termicamente.

Existe a possibilidade de deixar apenas um ambiente da casa com pé – direito duplo, tanto em casas térreas, quanto com mais de um pavimento. Neste espaço é possível trabalhar com revestimentos, painéis, obras de arte e iluminação de uma forma diferente, já que a altura é maior, trazendo aconchego ao espaço.

O pé direito alto

A sala de estar é justamente um dos ambientes que podem ter um design mais sofisticado, e uma das formas de conseguir isso é com a construção de um pé-direito mais alto. Com alturas que podem variar entre 3 e 5 metros, estes ambientes tendem a ser mais frescos, agradáveis e com permanência convidativa.

É preciso ter cuidado para que haja um excelente equilíbrio entre iluminação, móveis e acessórios utilizados na decoração destes ambientes para que este não se torne frio e pouco aconchegante.

O pé direito duplo

Esta dimensão é ainda maior do que o pé-direito alto, pois o pé direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento. O pé-direito duplo corresponde à somatória da altura do pavimento inferior à do superior, tudo em um só ambiente. Portanto, facilmente – acrescentando forro de gesso e espessura da laje – o pé direito duplo alcança uma medida de 6 metros. Os cuidados com iluminação e decoração comentados no item sobre pé direito alto são super válidos também para o pé direito duplo.

Veja abaixo algumas inspirações

Dicas, Sem categoria

O sonho da piscina na área de lazer por muito menos!

As piscinas elevadas, ou acima do solo, são uma ótima opção para quem quer ter piscina por um custo reduzido. Para este tipo de piscina não é necessária a escavação do terreno, já que elas ficam posicionadas sobre a superfície do solo o que reduz bastante o custo de instalação.

Algumas vantagens:

– Piscinas elevadas são sofisticadas e modernas.

– Não precisa de escavação do solo;

– Pode ser instalada em espaços reduzidos;

– Não é necessário quebrar o revestimento do piso;

– Podem ser instaladas em varandas ou terraços (desde que tenha estrutura para suportar);

– O projeto será finalizado mais rápido do que em casos em que é necessário escavação.

DICA IMPORTANTE

Escolha materiais antiderrapantes na área próxima a piscina para evitar acidentes.

Inspire com essas fotos

Assuntos diversos

Viva os 100 anos de Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia comemora 100 anos neste mês e não faltam motivos para comemorar. Um deles é o crescimento da cidade e seu desenvolvimento.

Com mais de 600 mil habitantes, Aparecida, cada vez mais, atrai empresas e indústrias, gerando novos empregos e oportunidades. A Vibracom possui uma filial na cidade. Conhecida como Delfus, a fábrica também gera empregos e está estrategicamente localizada para atender a demanda por artefatos de concreto em todo o estado.

A Vibracom sempre acredita na construção como uma forma de progresso. As construções feitas em Aparecida ao longo do tempo têm sido um dos principais resultados do sucesso dessa cidade que a gente ama ver se expandindo.

Hoje, com 300 bairros, sendo que mais de 80% deles estão asfaltados, Aparecida tem despertado também a atenção de construtoras, que investem em empreendimentos.

Foto: Jhoney Macena (Reprodução: Prefeitura de Aparecida)

Hoje, a expectativa é de mais desenvolvimento ainda para a cidade. Na região do grande Garavelo, estão sendo construídos 4 eixos Leste-Oeste para tornar o trânsito mais acessível.

Recentemente, foi inaugurado, na região leste, o acesso ao Campus UFG, do qual se espera, quando estiver ativo, atrair ainda mais uma intensa movimentação em Aparecida.

O Grupo Vibracom se orgulha por ter uma unidade fabril instalada nessa cidade que mostra a garra e o empenho de seus moradores. Desejamos ainda mais expansão e construções de sucesso para Aparecida de Goiânia!

Viva todos os envolvidos nessa história de muita transformação! Viva Aparecida de Goiânia!

Dicas

Todas as vantagens do corte e dobra de aço direto de fábrica

Para falar com um consultor Vibracom sobre o corte e dobra de aço e garantir mais agilidade na obra, clique no link do WhatsApp aqui no site

Você já conhece o serviço de corte e dobra de aço Vibracom? Ele é feito por uma moderna máquina que transforma o aço em barras e estribos. Assim, obtemos peças com as medidas exatas do projeto.

Conheça também as vantagens desse serviço para mais agilidade na sua obra:

Produtividade:

As peças chegam prontas. Dessa maneira, você ganha muito mais produtividade.

Redução de mão de obra:

A equipe fica livre para agilizar outras etapas da obra, reduzindo tempo e mão de obra.

Mais assertividade com o planejamento:

É mais fácil prever o tempo de obra, pois contamos com um serviço cujo prazo é mensurável.

Qualidade das peças:

Confeccionamos peças na medida exata do projeto, porque todo esse processo é feito por meio de alta tecnologia.

Mais espaço na obra:

O canteiro de obras ganha mais espaço livre, já que são eliminadas bobinas de aço, bancas e ferramentas.

Menos gastos com ferramentas:

Evita investimento e desgastes de ferramentas.

Evita desperdícios:

Com a precisão da tecnologia, é possível evitar os desperdícios e erros.

Construção

6 vantagens da lajota EPS:

A lajota de EPS (isopor) é uma grande aliada da construção, proporcionando diversos benefícios para quem vai montar uma laje. Leve, segura, fácil de manusear para fazer alguma adaptação, essa é uma opção de pré-moldado que proporciona também economia para a obra. Vamos conferir mais detalhadamente alguns desses benefícios?

1 – Produtividade:

Por ser um produto leve em comparação com a lajota cerâmica, a lajota em EPS traz muito mais produtividade para quem está trabalhando. A facilidade de transporte e manuseio é sem dúvida um grande diferencial da agilidade.

2 – Segurança:

A lajota em EPS é fabricada seguindo as normas da ABNT, garantindo toda a segurança necessária para uma obra. A característica de leveza proporciona também uma estrutura com menos peso.

3 – Economia:

Quem é da área da construção sabe que a produtividade representa uma considerável vantagem quando o assunto é economia.

O uso de lajotas em EPS proporciona ainda a redução do uso de escoras, que também reflete positivamente na economia.

4 – Conforto térmico:

Quem escolhe pelo uso do EPS como forma de enchimento vai ter como vantagem também mais conforto térmico.

5Redução de Ruídos:

Esse pré-moldado também é uma opção certa quando o assunto é isolar ruídos. 

6 – Livre de mofo:

Devido à alta impermeabilidade do produto, a lajota em EPS também proporciona o benefício de deixar o ambiente livre da umidade e do mofo.

Gostou de conhecer alguns dos benefícios da lajota em EPS? Saiba que ela tem ainda outras características muito interessantes para sua construção, como redução do uso de concreto, é antichamas, é uma opção sustentável, pois o isopor pode ser reciclado, e ainda facilita para as adaptações tanto elétricas quanto hidráulicas.

Dicas para decorar e organizar o quarto das crianças

Já pensou em decorar e ao mesmo tempo organizar o quarto das crianças? Nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixar o cantinho dos seus pequenos mais bonito e aconchegante e ainda aproveitar melhor o espaço.

Para essa missão, você vai precisar de nichos, baús, cestos e caixas de organização. Itens acessíveis assim fazem a diferença na hora de colocar no lugar até mesmo os objetos e roupas do quarto das crianças.

E como a gente gosta de boas notícias, aqui vai mais uma. Usando esses itens como aliados, é possível incentivar com que a própria criança desenvolva hábitos de organização.

Caixa Organizadora:

Para evitar brinquedos espalhados pelo chão ou pela cama, separe caixas organizadoras para guarda-los. Você pode escolher a cor das caixas de acordo com a decoração do quarto ou até mesmo criar a própria caixa organizadora com a ajuda das crianças, usando caixas de papelão e decorando com papel do tema preferido dos seus filhos.

E que tal incentivar meninos e meninas com uma regrinha básica? Brincou, guardou! Depois da diversão, é só colocar os objetos em seus devidos lugares, ou seja, nas caixas.

Nichos:

Os nichos são peças aliadas em diferentes ambientes e cumprem muito bem o papel de organizar e decorar. A gente aposta que aquele super-herói bonitão vai ficar muito bem em um lugar de destaque no nicho.

Essas peças de organização podem ser usadas também para guardar os livros e até para acomodar os materiais de estudo. Para dar um toque mais legal, aproveita e coloca um porta-retratos com a foto preferida da criança no nicho.

Meninas que gostam de maquiagem específica para a idade delas podem ter também uma penteadeira improvisada com nichos. O resultado é um charme só. Separe um pufe ou uma cadeira da altura da criança, fixe muito bem um espelho na parede, levando em conta a altura da cadeira, escolha o nicho e coloque-o abaixo do espelho e sobre o nicho coloque as maquiagens e produtos indicados para a idade.

Deixe a criança usar a criatividade dela para dar o arremate na decoração da penteadeira, indique que ela pode acrescentar um brinquedo, um tapete de pelúcia por baixo do pufe ou da cadeira.

Cesto:

O lugar de roupa suja deve ser o cesto de roupa suja, não é mesmo? Então, vamos separar um cesto específico para isso e estabelecer como tarefa para que os pequenos coloquem as peças de roupa exatamente no cesto.

Baú:

O baú vai ter a mesma função da caixa organizadora. Ele também funciona como um objeto de decoração e a gente pode até incentivar a criança a guardar os brinquedos diretamente no baú, fazendo uma associação lúdica com tesouro.

Mais dicas:

Um quarto decorado é o grande desejo tanto das crianças quanto dos pais, mas uma das principais necessidades nesse cômodo é deixar espaços livres para que as crianças se movimentem. Então avalie os espaços, confira as medidas antes de disponibilizar os móveis.

Como as crianças crescem de forma rápida e muitas vezes o brinquedo deixa de fazer sentido dependendo da idade e as roupas deixam de servir, verifique se há objetos e vestimentas que não estão mais em uso e separe para doação ou para fazer um bazar e assim serão conquistados até novos espaços  no ambiente.

Tudo no lugar?  Sobra até mais disposição e espaço para decorar melhor ainda o quarto. Invista nos quadros infantis de acordo com a faixa etária. Eles ficam bem na parede ou nos nichos. Faça uma combinação com porta-retratos brincando com os tamanhos das peças.

As almofadas personalizadas podem dar um toque de conforto no ambiente e combinar com a decoração. Elas são versáteis e podem ser escolhidas de acordo com a idade, conquistando desde os mais novinhos aos que já se consideram quase adultos e são cheios de estilo.

Na hora de construir:

E para você que está construindo e já pensando no quarto das crianças que tal conhecer mais sobre os artefatos de concreto pré-moldados, que são excelentes para segurança, aproveitamento de espaço e agilidade.

Open chat
Solicite seu orçamento!