Como construir a casa dos sonhos gastando menos

Se você fechar os olhos e imaginar como seria a casa dos seus sonhos? Você já mora nesse imóvel ou ainda está planejando? Se ainda não tem essa casa, mas está em busca de construir, a gente separou algumas dicas importantes para te passar. Vem conferir com a Vibracom os segredos para ter aquela casa maravilhosa e ao mesmo tempo economizar.

1 – Do sonho ao planejamento:

Se você tem um sonho e acha que chegou a hora de coloca-lo em prática, comece o planejamento. Faça um exercício visual. Imagine como seriam os cômodos dessa casa, quais os materiais que você gostaria que fizessem parte da construção. Busque referências, se inspire em outras obras. Aproveite para colocar as ideias no papel, anotando tudo.

2 Profissionais especializados representam mais economia:

Agora que você já tem em mente o modelo de uma casa ideal, quem vai te ajudar a tirá-lo do papel e deixá-lo mais parecido possível com aquele dos seus sonhos são dois profissionais essenciais na construção, o engenheiro e o arquiteto.

Mas essa não é uma regra válida apenas para quem tem o objetivo de construir a casa dos sonhos. Ela é uma regra geral mesmo, que vai te ajudar a economizar no final da obra.

Isso porque ter o auxílio desses profissionais vai te ajudar a evitar multas por possíveis faltas de documentação, vai ajudar na escolha correta do material de construção e da quantidade certa. Com essa dupla, você consegue aproveitar melhor os espaços, construir com segurança e evitar problemas, sem precisar bancar uma reforma depois de alguns anos para corrigir algum vício.

3  Saiba aproveitar os espaços:

Mesmo que você tenha um espaço pequeno para construir, faça o melhor aproveitamento do ambiente. Como já citamos acima, o engenheiro e o arquiteto vão ajudar nessa missão

4Esteja consciente sobre preços:

Já sabe tudo que precisa para realizar essa obra dos sonhos? Depois de fazer um levantamento sobre o que vai precisar de material e mão de obra, comece a pesquisar. Faça comparações de preços e custo-benefício.

5 – Produtos:

Opte por produtos que vão colaborar com a economia. Pré-moldados são excelentes para atingir esse objetivo, já que ajudam a racionalizar a mão de obra, proporcionam economia de outros materiais e são perfeitos para mais rapidez na execução.

Por exemplo, os blocos de concreto, que têm dimensões maiores e proporcionam desenvolvimento do trabalho. As lajes protendidas que são facilmente instaladas e reduzem o uso de escoras. As lajotas em EPS que são super leves e seguras, facilitando o manuseio, com mais rendimento da mão de obra.

6 – Use as características dos produtos a favor da economia:

Vai fazer um muro? Se você gosta do estilo mais rústico, use blocos de concreto e deixe-os expostos. O cenário vai ficar charmoso e você ainda economiza.

Está em busca de mais conforto térmico e acústico? Invista nas lajotas em EPS. Não abre mão de ter um jardim vertical? Reaproveite aqueles blocos de concreto que sobraram da obra.

Pensou em um telhado bonito e com segurança? Recorra às telhas de concreto, que são pura elegância e você ainda pode escolher a cor que mais vai combinar com sua casa.

7 – Compre direto de fábrica:

Outra dica para reduzir os gastos é comprar direto com o fabricante, principalmente, aqueles itens que serão usados em maior quantidade.

8 – Calcule bem:

Quem não desperdiça, economiza. Faça um bom cálculo de tudo aquilo que vai precisar e compre na medida certa. Conte com a ajuda dos profissionais para fazer esse cálculo.

Agora que você já conferiu as dicas, é hora de dar início a essa jornada que vai ser tão desafiadora e gostosa de viver. Adote as medidas que são mais interessantes para você e de forma que você consiga o melhor custo-benefício, conquistando a casa dos seus sonhos e economizando.